Alguns usuários atentos podem perceber que nem sempre obtêm a velocidade de carregamento máxima anunciada pelo fabricante do veículo ou pelo carregador.
Você até pode obter velocidades de carregamento diferentes em dias diferentes. Por que isso acontece? Hoje vamos falar sobre os 5 fatores mais comuns que afetam a velocidade de carregamento de seu veículo elétrico.
Nível de Carga
Geralmente é mostrado em porcentagem. E as baterias carregam mais rápido quando estão quase vazias.
Uma analogia interessante é considerar a bateria do veículo elétrico como um cinema e os elétrons como o público. Quando o cinema está vazio, é muito mais fácil encontrar um assento vazio. Mas conforme o cinema enche, leva mais tempo para encontrar um assento vazio. As baterias de veículos elétricos são semelhantes.
Quando o seu nível de bateria está baixo, é muito mais fácil para os elétrons encontrarem “assentos” vazios para preencher; quando o seu nível está alto, leva mais tempo, e suas velocidades de carregamento serão mais lentas.
Temperatura da Bateria
Há um sistema de gerenciamento de bateria em cada veículo, que poderia ser considerado o cérebro da bateria. Ele sempre monitora a segurança da bateria. Porque temperaturas extremas podem impactar a vida útil da bateria.
Por exemplo, se estiver um dia muito quente lá fora (ou se você estiver carregando por um tempo e sua bateria estiver esquentando), suas velocidades de carregamento serão mais lentas. Se estiver congelando lá fora, suas velocidades de carregamento também serão mais lentas.
Essas velocidades são decididas pelo seu BMS, que controla o sistema de gerenciamento térmico para um carregamento rápido, mas seguro. O sistema de gerenciamento térmico pode aquecer ou resfriar a bateria para mantê-la em temperatura ótima.
Limites de Tensão e Corrente
Um dos conceitos básicos que devemos saber é que tanto os veículos elétricos quanto os carregadores têm limites de tensão e corrente. E os limites determinarão a velocidade de carregamento.
Quando você conecta pela primeira vez, o carregador combina a tensão da sua bateria e entrega corrente. Essa corrente é limitada pelo veículo ou pelo carregador, o que limitar é menor. Se o seu VE tiver um limite de tensão abaixo de 500V, o carregador pode fornecer menos do que a potência máxima disponível porque o carregador atingiu o limite de corrente máximo.
Outras fontes consumindo a energia durante o carregamento
Se o ar condicionado, luzes ou rádio estiverem em uso durante o carregamento, parte da energia será desviada, e você pode perceber que a exibição em kW no carregador pode ser alguns por cento a mais do que a indicada no seu painel.
Deterioração da bateria
As baterias podem deteriorar e perder sua capacidade de carregamento ao longo da vida útil. Como cada VE é diferente, a perda normal da capacidade da sua bateria também varia.
Normalmente, é sugerido encerrar o carregamento em torno de 80-85% do SoC. Isso evitará que sua bateria esquente demais – e lhe dará mais tempo livre (já que as velocidades de carregamento serão muito mais lentas quando a bateria estiver quase cheia).
Se tiver mais alguma dúvida sobre a velocidade de carregamento de veículos elétricos, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco!